Famosas empresas brasileiras que faliram

Normalmente não imaginamos que grandes empresas podem ir a bancarrota, ou seja falir. Pegue como exemplo alguma grande empresa de hoje, como um veículo de comunicação, ou até, uma grande empresa do varejo que você talvez não conseguirá imaginar que elas poderão um dia deixar de existir. A relação de empresas abaixo é justamente uma prova viva de que ninguém, está livre do fantasma de fechar as portas:


Mappin faliu em 1999

Empresas brasileiras que faliram - Lojas Mappin
Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, com o nome oficial de Casa Anglo-Brasileira S/A



Lojas Brasileiras faliu em 1999

Empresas brasileiras que faliram - lojas brasileiras
As Lojas Brasileiras (Lobras) foram uma tradicional rede de lojas de departamentos e variedades. Encerrou as operações em 1999 após uma série de prejuízos que vinham ocorrendo desde 1996.

Possuía 63 lojas espalhadas por vinte estados do Brasil.

Lojas Marisa, a qual pertence à mesma família, ocupou as lojas próprias da rede Brasileiras.


Lojas Arapuã faliu 1999

Empresas brasileiras que faliram - Lojas Arapua
Quebrada há 12 anos, a Lojas Arapuã, que já foi a maior varejista de eletrodomésticos do País, vaga como um fantasma. Pendurada numa dívida de R$ 1 bilhão, a família Simeira Jacob, dona da empresa, mudou quase toda para Miami (EUA). A Arapuã também mudou de ramo: em vez de tevês e computadores, hoje vende roupa barata na periferia de São Paulo. A empresa entrou em concordata, já teve a falência decretada duas vezes, mas continua aberta graças a sucessivos recursos na Justiça. Agora, aposta numa nova tentativa para não virar massa falida.


Mesbla faliu em 1999

Empresas brasileiras que faliram - Mesbla
Por quase três décadas reinou praticamente sozinha no mercado de varejo, por ser a única empresa do gênero de abrangência nacional. Orgulhavam-se seus funcionários em afirmar que a Mesbla só não vendia caixões funerários, que são para os mortos; para os vivos tinham todas as mercadorias, desde botões até automóveis, lanchas e aviões.

Tv Tupi faliu em 1980

Empresas brasileiras que faliram - TV Tupi
Foi fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, sendo a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora de São Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais 6 concessões da Rede Tupi foram cassadas.

Desde 1981, um pouco mais de um ano do fechamento da Rede Tupi, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão pelo Governo Federal, daí o canal 4 de São Paulo passou a ser SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio construído por Assis no alto do Sumaré, hoje se instala a MTV Brasil, sob domínio do Grupo Abril nos anos 90.

Rede Manchete faliu em 1999

Empresas brasileiras que faliram -- Rede Manchete
Rede Manchete foi uma rede de televisão brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. A emissora permaneceu no ar até o dia 10 de maio de 1999.


Transbrasil faliu em 2001

Empresas brasileiras que faliram - Transbrasil
A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras, fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos. A Transbrasil encerrou suas atividades no final de 2001.


Varig Brasil faliu em 2006

Empresas brasileiras que faliram - Varig Brasil
A VARIG foi uma das primeiras companhias aéreas do Brasil. Foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) sob o nome Viação Aérea Rio Grandense pelo alemão Otto Ernst Meyer.1 A empresa, que era controlada pela Fundação Ruben Berta, atravessou um processo de recuperação judicial inédito no Brasil.

Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, concorrendo até mesmo com a inigualável PanAm. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. Nessa época a Varig operava rotas internacionais pra América, Europa, África e Ásia, no início com os Lockheed Constellation e Douglas DC-6, mais tarde com os Boeing 707 e Sud Aviation Caravelle, e por fim com os Douglas DC-10 e Boeing 747.


Vasp faliu em 2008

Empresas brasileiras que faliram - Vasp
A Viação Aérea São Paulo foi uma empresa de aviação comercial brasileira com sede na cidade de São Paulo. A companhia deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada pelo Justiça de SP em 2008.




0 comentários:

Postar um comentário